Kardec abre contagem, e Tricolor arranca empate na Vila Belmiro

Érico Leonan - 27/03/2016 às 20:31

Com primeiro gol do camisa 14 na temporada, São Paulo buscou o ponto fora de casa já nos instantes finais do clássico

Mesmo desfalcado e diante de um adversário que controlava as ações do clássico durante boa parte do confronto deste final de semana, o Tricolor conseguiu deixar a Baixada Santista com um importante ponto na bagagem. Com gol do atacante Alan Kardec aos 37 minutos do segundo tempo, o São Paulo arrancou o empate com o Santos por 1 a 1 na noite deste domingo (27), na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista de 2016.

O resultado, obviamente, não era o desejado por atletas, comissão técnica e torcida, mas diante das adversidades e diante de um anfitrião que tinha bons números, o Tricolor conseguiu dar um importante passo para confirmar a sua reação na temporada após derrotar o Botafogo-SP (1 x 0) na última quarta-feira (23). Agora com 18 pontos, a equipe segue na liderança do Grupo C da competição regional – na próxima rodada, em busca de novas conquistas, o São Paulo enfrentará o Linense, no Estádio Anísio Haddad.

Para encarar os santistas, o Tricolor teve uma série de desfalques: Ganso (suspenso), Lyanco (Seleção da Sérvia Sub-19), Rodrigo Caio (Seleção Brasileira Olímpica), Mena (Seleção Chilena), Wesley e Rogério (ambos com lesões musculares), Wilder (contratura na coxa esquerda), Renan Ribeiro (recupera-se de cirurgia de apendicite), Breno (tendinite no joelho direito) e Michel Bastos (em recuperação física).

Dessa forma, podendo contar com o retorno do versátil Thiago Mendes (cumpriu suspensão na última rodada do estadual), o técnico Edgadro Bauza escalou o time são-paulino com Denis; Bruno, Lugano, Maicon e Carlinhos; Hudson, João Schmidt e Thiago Mendes; Centurión, Daniel e Calleri. Já os donos da casa começaram a partida com Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Caju; Renato, Vitor Bueno, Léo Cittadini e Rafael Longuine; Serginho e Joel.

Quando a bola rolou, mesmo longe de seus domínios, o São Paulo assustou primeiro. Logo aos dois minutos, Calleri apareceu no ataque com espaço, arriscou o chute de fora da área, a bola desviou na zaga, e saiu para escanteio rente a trave. No início do confronto, o Tricolor marcava no sistema ofensivo e pressionava a saída de bola do adversário, que tinha dificuldades para articular as jogadas e avançar contra o goleiro Denis.

No entanto, apesar de começar com mais profundidade os visitantes não conseguiram evitar que os anfitriões reagissem e equilibrassem as ações do jogo. O Santos tinha mais posse de bola, mas não jogava com velocidade. O time são-paulino começou a ceder campo ao rival, que era dono das melhores chances. Os santistas se aproveitavam dos espaços deixados pelo São Paulo para criar chances, mas a primeira etapa terminou sem que as redes balançassem – Joel até marcou, mas a arbitragem assinalou impedimento corretamente.

Na volta para a segunda etapa, para tentar mudar o cenário do clássico, Patón apostou na entrada do jovem Lucas Fernandes no lugar do argentino Centurión. Porém, foi o Santos que levou perigo primeiro: em cobrança de falta, aos oito minutos. Para responder, os visitantes contra golpearam aos dez. Daniel driblou Victor Ferraz, ajeitou para a perna direita, soltou a bomba, e a bola passou muito perto do gol de Vanderlei. Dois minutos depois, com espaço na intermediária, Lucas Fernandes arriscou de perna esquerda e exigiu novamente do arqueiro santista.

E foi justamente quando era melhor no San-São, que o time são-paulino sofreu o gol na Vila Belmiro. Aos 13, Joel recebeu na grande área, girou e bateu com força: 1 a 0. Sem acusar o golpe, o Tricolor tentou reagir logo na sequência, aos 15, mas a defesa adversária travou a investida. Daí em diante, contudo, os donos da casa reassumiram o protagonismo do duelo e acuaram o São Paulo: Denis teve que trabalhar três vezes para conter as descidas do rival.

Em duas novas tentativas de mexer no panorama do jogo, Bauza promoveu as entradas de Alan Kardec e Kelvin, que ocuparam as vagas de Daniel e Thiago Mendes, respectivamente. E foi assim que o Tricolor conseguiu arrancar o empate na Baixada Santista. Aos 37 minutos, após cobrança do escanteio, o atacante Alan Kardec se antecipou à marcação de Gustavo Henrique e desviou para o fundo das redes! 1 a 1 e importante ponto somado como visitante no estadual!

Por Chiquinho Botelho.